Acidentes na 3ª Idade – Como as redes de proteção ajudam os idosos?

Quedas acidentais de locais altos representam uma grande parcela de mortes ou lesões graves em idosos.

Para evitar esse tipo de acidente, é essencial que a residência dos nossos pais e avós sejam preparadas para evitar um acidente.

Por mais que um acidente seja inevitável, certas medidas de segurança como ter telas de proteção em janelas ou escadas internas pode garantir alguma segurança extra para nossos velhinhos.

Principais quedas de Idosos

As principais causas motivadoras de quedas em idosos são: o envelhecimento natural, fraqueza em sua musculatura, piora na visão (desenvolvimento de catarata, por exemplo) e alteração no seu centro de equilíbrio.

São causas naturais do envelhecimento, porém além delas tem outros fatores que contribuem e muito com o aumento das quedas, e entre elas podemos destacar:

  1. Mal de Parkinson;
  2. Hidrocefalia;
  3. Neuropatia Diabética;
  4. Artrose;
  5. AVC;
  6. Esclerose múltipla;
  7. Outras doenças potencializadas pela idade;
    Consumo de álcool;
  8. Utilização de remédios (ansiolíticos e sedativos).

A primeira dica é que o idoso sempre tenha um acompanhamento médico adequado, com um médico especializado. Além do acompanhamento médico, existem outros cuidados com idosos que irão ajudar a reduzir e até evitar totalmente as quedas.

  • Atividades físicas e mentais: ter uma rotina de atividades físicas e atividades que exercitem o cérebro, ajudam e muito na vida dos idosos, principalmente quando falamos de deslocamento, melhora e força muscular.
  • Fisioterapia: sabemos que em alguns casos, os idosos não têm mais força para atividades físicas comuns. Para esses casos é bastante indicado um fisioterapeuta, que vai garantir uma mobilidade maximizada;

Alguns objetos como tapetes e fios espalhados, tem um potencial grande para que os idosos desequilibrem. Dessa maneira elimine ou reposicione estes objetos de modo que facilite a locomoção dos idosos;

Dependendo da condição física, o idoso terá menor ou maior dificuldade em se mover. Dessa maneira, é indicado a instalação de corrimãos, suportes e demais mecanismos que eles possam se apoiar;

Os sapatos que eles utilizam devem possuir solado antiderrapante. Nos calçados, também devemos destacar que eles não devem andar só de meias e sempre substituir calçados velhos por novos;

A iluminação também fará bastante diferença, se ele enxergar bem a caminho, vai evitar que tropece e que deixe de ver algum vão;

Sempre organize os remédios para que sejam tomados sempre nas horas certas, evitando efeitos colaterais ou diminuição do efeito.

Cuidados com os idosos em casa

As principais áreas que devem possuir redes de proteção são:

  • Janelas;
  • Sacadas;
  • Escadas;
  • e piscinas.

Para garantir a segurança e cuidados com os idosos, procure uma empresa de redes de proteção já consolidada no mercado. Que preze pela extrema qualidade em seus produtos, com profissionais capacitados para instalação e manutenção das redes.

Por isso, a Pleno Redes está sempre pronta para levar a melhor rede de proteção até você. Para nós, a segurança de sua família é primordial!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *